Connect with us
novembro

Colunas

Coluna Notas curtas, mas de longo alcance II

Publicado

em

Crédito: TV Câmara/Reprodução

Esquerda volver! O que a gente não esperava aconteceu: o governo Lula está dando uma guinada muito clara para a esquerda, que não é bom.

Todos aceitamos uma centro esquerda, aliás, é preferível do que a direita, mas a esquerda que pode se revestir de radical com o tempo, muito poucos desejam. A questão aqui não se trata da aproximação com a China e a Rússia somente, embora seja preocupante, mas isto pode ser entendido como uma questão de mercado, e quando falamos em economia, tudo é permitido.

O problema é o que vem ocorrendo dentro no nosso país. O ministro do Desenvolvimento Agrário deu dois cargos de coordenadores para dois membros do MST. E mais, trocou quase todas as superintendência do INCRA e muitas delas foram para membros do MST. Contudo, o mais espantoso foi ver o João Pedro Stédile, o grande líder e mentor do MST, na comitiva de Lula na China. E mais, em entrevista a veículos de comunicação, Stédile disse que “haveria sim” (sic) invasões de terras porque este é o projeto do MST.

— Leia também: Um tema diferente, mas importante

Indo com Lula para o exterior é como se houvesse uma aquiescência do presidente a tudo isso. Vai mal.

Quem fala o que quer…
Todos os brasileiros ficaram cansados das falas absurdas de Bolsonaro, principalmente sobre a COVID. Quem não se lembra: “se tomar a vacina, vira jacaré”, “há ligações da vacina com o HIV”, “eu não tomei”, “isso não funciona, tem que ser proteção de rebanho”, enfim, um monte de asneiras ditas por quem não entendia nadinha de saúde.

Agora vem Lula, que no dia 18, se referiu às pessoas com deficiência intelectual, como pessoas com “deficiência mental” e com “problemas de desequilíbrio de parafuso”.

Marcos Mion, apresentador de TV , que tem filho autista, rebateu em uma live no Instagram, inclusive chamando Lula de preconceituoso, e mais, afirmou que o ato foi capacitista. Para quem não sabe, palavra “capacitismo” significa a discriminação de pessoas com deficiência, só que capacitismo é crime, e está previsto em lei, inclusive com prisão. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), garante os direitos das pessoas com deficiência e um deles é o respeito!

Lula se desculpou, mas não adiantou nada e algumas instituções que protegem as pessoas deficientes cogitam processar o Presidente. Ficou feio,

Balcão de ofertas
Depois do balcão de ofertas feito por Bolsonaro, e profundamente condenado por Lula em sua campanha, o atual presidente resolveu abrir o seu próprio balcão. Com a desculpa de que precisa fortalecer a “sua base de apoio” na Câmara, está cooptando deputados no mesmo esquema bolsonarista. Não tem jeito, no Brasil, todos os políticos tem o mesmo estilo de conduzir a política.

CPMI, e agora?
A oposição queria, a situação não. Depois a situação queria e a oposição não mais. Depois de muito bate-boca, de ofensas, promessas, acho que ninguém mais quer na verdade, embora os dois lado dizerem que querem. A CPMI vai trazer muita ”shit” para fora e pode respingar tanto na oposição como na situação.

As fotos, recém reveladas sobre o dia 8 de janeiro, mostram que tanto a oposição, como o governo estavam transitando naquela horrorosa ação antidemocrática que manchou a história do país.

Uma coisa é certa, o GSI tem uma culpa muito grande no cartório, tanto o pessoal do Bolsonaro, como o pessoal recentemente empossado do Lula. O general Gonçalves Dias tem o mesmo nome de um dos maiores poetas da Literatura Brasileira. Eu tenho certeza de que o poeta amava nosso país, o atual …Quem fez mais “shit”, agora que se cuide.

E por hoje é só. Aguardemos os acontecimentos. Como a TV estava precisando de mais ação à tarde, agora teremos um programa novo para acompanhar, uma novela bem tupiniquim.

Sérgio Motti Trombelli
é professor universitário e palestrante

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement