Connect with us

Colunas

Cristo vai voltar ou nunca foi embora?

Publicado

em

No Evangelho de Mateus, Jesus deixa um recado ao mundo. Ele afirma:

“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos”.

Passados alguns anos, a Igreja Católica criou uma oração nova, o Credo Cristão e se esqueceu das palavras de Matheus e nesta oração incluiu que Jesus está sentado ao lado direito de Deus Pai e “Ele virá para julgar os vivos e os mortos”.

Virá? Mas, foi embora quando, afinal Matheus confirmou que ele estaria conosco até a consumação dos séculos.

Espanta-me as pessoas falarem que Jesus voltará. É como se Ele estivesse estado aqui e depois de um certo tempo partisse, sabe-se lá para onde, e deixasse a Terra solta e desvalida de sua presença.

— leia também: Desenvolvimento, Justiça Social e Espiritualidade

Falácias! Jesus não voltará porque nunca foi embora. A Sua presença é constante em todos os dias de nossa vida.

Teólogos afirmam que os cristãos esperavam sua volta no ano mil, mas ele não veio, justamente porque nunca havia partido.

Contudo, religiões ainda teimam que Ele virá mais uma vez, outras dizem que serão duas vindas, sabe-se lá quantas. Todos os que acreditam na volta, se preocupam com os “sinais da nova vinda de Jesus. Procuram por falsos profetas que aparecem, guerras por lá e cá, fome, peste, tsunamis, sinais na mudança da cor do céu, do sol, da lua, entre outras coisas.

Houve inclusive por conta da insanidade da data de 2012, extraída de um texto da antiga civilização Maia, falando do fim do mundo, que acabou até virando filme, tamanha a alucinação sobre o tema.

Sinais catastróficos são fatos da vida na terra, são efeitos naturais que podem provocar males coletivos previstos na nossa doutrina, e isto não aconteceu sempre?

Vejamos:

Guerras (desde que o mundo é mundo e até hoje, olha a Síria), terremotos (inúmeros desde longa data), vulcões (em todos os cantos do mundo), fome (dê uma passadinha pela África), doenças (vide a Peste Negra e agora a Covid-19), tsunamis, de quando em vez surge mais um, enfim, a vida vem seguindo o seu curso.

Essas catástrofes são entendidas pelo Espiritismo como consequência de desencarnações coletivas, atingindo e modificando, por vezes, regiões inteiras.

Para aqueles que dizem que existem os sinais de destruição e males como sendo a volta de Jesus, o final dos tempos, as questões 728 e 739 do Livro dos Espíritos tratam disso, e afirmam que a destruição é uma lei da natureza, é uma ação divina que excede o nosso entendimento, não adianta ficar imaginando bobagens.

Não tem nada a ver com a volta do Cristo. Porque Ele continua sempre onde esteve, junto de todos nós, agindo. Só que Ele não age por nós, age em nós, o que é profundamente diferente. Ele não vai na entrevista de emprego que você precisa; não faz a prova de matemática para que seu filho passe de ano, e assim por diante.

Mas… Ele lhe dá forças para que você se saia bem na entrevista, tranquiliza seu filho na hora da prova. E Ele faz isso simplesmente porque Ele está aí com você, ali com seu filho, e acolá com todos. Por isso Ele não foi a lugar nenhum, sempre esteve com todos os povos da terra, pelos quais Ele veio ao mundo, trazendo sua doutrina, seus ensinamentos, que são eternos, e até morrendo na cruz para nos mostrar que é possível renascer.

Ele é a essência divina que nos povoa.

Desta forma, não fique esperando por Ele, ao contrário, e nem precisa ver sinais sobre onde ele está, basta buscá-lo dentro de você mesmo.

André Luiz fala sobre isso, ao afirmar que “Cristo está conosco em todas as circunstâncias é verdade indiscutível, todavia se você não estiver com Ele, ninguém poderá prever até onde descerá seu espírito, nos domínios da intranquilidade e da sombra”.

O Cristo que o Espiritismo ensina não condena, nem vivos nem mortos, apenas retribui o bem com o bem, e até mesmo o mal com o bem porque Ele sabe que o amor e o perdão são as únicas coisas capazes de fazer o ser humano ser melhor do que é.

Joanna de Ângelis, nos ensina que “O amor é essência divina, porque procede de Deus e vitaliza o universo, sustentando a vida em todos os aspectos”. Veja as palavras dela “essência divina”, “o que está em nós”, vitaliza porque está aqui nos dando forças, sustenta porque nos ampara e acompanha dia após dia

Meus irmãos, Cristo não vai voltar, Ele nunca foi embora. E o que devemos dizer sobre isso? Devemos dizer que bom! Porque ninguém melhor do que Ele como companhia para a trajetória da nossa existência na sucessão das reencarnações que temos que cumprir.

Assim, meu irmão, caminhe tranquilo, vá, siga na busca de seus sonhos, porque a companhia que você tem no diário da vida é Jesus, Ele está junto de você, e você vai quer alguém melhor? Eu não!

Sérgio Motti Trombelli
é professor universitário e palestrante

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement