Connect with us

Regional

Dia 31 de outubro é o Dia do Saci

Publicado

em

O Dia do Saci é comemorado no Brasil no dia 31 de outubro e é uma data relacionada à valorização da cultura e dos elementos folclóricos do país.

O Dia do Saci é comemorado no Brasil no dia 31 de outubro, a mesma data em que se comemora o Halloween (Dia das Bruxas), e isso está longe de ser uma coincidência. Isso porque a celebração do ícone do folclore brasileiro foi colocada propositalmente no último dia de outubro.

»» Leia também: Halloween! De onde vem essa festa?

O objetivo é resgatar e valorizar o folclore brasileiro e a cultura nacional, junto a seus mitos, tradições e histórias. A ideia é que a data sirva como oposição à supervalorização de elementos culturais de outros países em detrimento dos nossos.

Nesse sentido, o Dia do Saci é uma tentativa de resgate dos nossos elementos culturais nacionais, uma vez que o saci-pererê é um dos símbolos mais famosos do folclore brasileiro. A data foi criada porque apesar de a cultura brasileira ser rica em elementos, histórias e tradições, estes podem acabar sendo esquecidos ou até mesmo desconhecidos por parte da população.

A escolha da data no mesmo dia da comemoração do Halloween é uma oposição direta à valorização da cultura estrangeira, pois o Halloween é um símbolo da cultura anglo-saxônica, que inúmeras vezes se sobrepõe à cultura brasileira.

Lenda do saci

Na lenda, o saci é um ser mítico que habita as florestas e que é representado como um menino negro que possui apenas uma perna, com a qual se locomove rapidamente. Uma importante característica é o fato de que ele é um ser travesso e que gosta de pregar peças nas pessoas.

É conhecido por usar um gorro vermelho e por ter o hábito de fumar cachimbo, além de não possuir cabelos e nem pelos corporais. Algumas versões da lenda apresentam-no com olhos vermelhos, enquanto outras não trazem essa característica.

É importante mencionar que dentro da lenda não existe apenas um saci, podendo existir vários realizando suas travessuras ao mesmo tempo.

(Fonte: Brasil Escola)

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement