Connect with us

Guarujá em Foco

Prefeitura combate descarte irregular de lixo diariamente

Publicado

em

Problemas em diversos pontos são sanados todos os dias; em alguns, o trabalho precisa ser refeito pela recorrência do descarte

A Prefeitura de Guarujá combate todos os dias o descarte irregular de lixo em todo o Município. Conduzido pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), o trabalho tem o objetivo não só de limpar os locais, mas de evitar proliferação de insetos e, consequentemente, doenças, proporcionando maior qualidade de vida aos munícipes.

»» Leia também: Defesa Civil vistoria morros e orienta moradores sobre previsão de chuvas intensas

O serviço vai ao encontro da preservação da saúde pública. No entanto, nem sempre a população se da conta de que o serviço foi executado. Muitas vezes, a própria vizinhança desses locais acaba anulando a ação de zeladoria ao descartar novos resíduos nos locais que acabaram de ser limpos, perpetuando o problema do descarte irregular e fomentando a proliferação de vetores nocivos a saúde pública.

Um ótimo exemplo fica na Avenida Domingos de Souza, no Jardim Santa Maria, em Guarujá. Lá há um ponto de descarte irregular que recebe serviços frequentes. Mas sempre volta a receber lixo.

Pais de alunos de uma escola de ensino infantil que fica ao lado do local estão sempre preocupados com insetos, especialmente nesta época em que os casos de dengue estão em alta na cidade. A região conta com outras escolas e muitos condomínios de prédios, o que aumenta a circulação de pessoas na região.

“O local está sempre cheio de entulho e lixo descartado pelos próprios moradores. Nossa apreensão aumenta em tempos de dengue, como estamos vivendo agora. A prefeitura precisa fazer mais do que limpar o local quando junta muito entulho”, destacou o morador e servidor público federal, Marcos Barbosa.

“Nesta semana, um pneu foi abandonado no local. Mando minha filha para a escola todo dia cheia de repelente, mas sei que isso pode não ser suficiente. Seria importante que as pessoas tivessem consciência do mal que pode causar à comunidade quando joga lixo na rua”, disse a dona de casa Edivânia Magalhães.

Colaboração dos moradores

As equipes da prefeitura seguem realizando os serviços de limpeza das ruas e nesta quinta- feira (21) está percorrendo ruas e canais do bairro Santo Antonio. Na última semana em Vicente de Carvalho, a ação foi em uma praça na Vila Áurea.

O superintendente de Assuntos Governamentais e Limpeza Urbana, Carlos Alberto de Souza, salientou que a colaboração dos munícipes é primordial. “Na Praça do Clube do Curió existe até uma placa proibitiva e, mesmo assim, enfrentamos dificuldade. Muitas pessoas adotaram o local como ponto de descarte irregular. Porém, continuamos sempre fazendo a limpeza diariamente não só lá, mas em diversos locais da Cidade”, frisou.

“São cerca de 50 locais trabalhados por dia. Isso significa que, mesmo com os esforços do Poder Público, ainda carecemos de maior colaboração da população. Pedimos essa consciência dos munícipes para que mantenhamos a Cidade limpa”, finalizou Carlos de Souza.

Cata Coisa evita descarte irregular

O serviço ‘Cata Coisa’, mantido pela Prefeitura, é responsável por recolher materiais inservíveis e diminuir o descarte irregular em espaços públicos, com a ajuda de um caminhão.
Basta o munícipe solicitar pelo telefone fixo (13) 3344-3312 ou WhatsApp (13) 99620-0855.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement