Connect with us

Colunas

Veja 6 benefícios do contato com a natureza para saúde física e mental

Publicado

em

Pesquisas científicas reforçam a importância de manter a nossa conexão com o mundo natural e seus ciclos; Campanha “Um dia no Parque”, incentiva a comunidade aos passeios ao ar livre; veja os benefícios

Julho, mês de férias escolares. Após a pandemia muitos pais puderam optar pelo trabalho em home office, o que ajuda na melhor possibilidade de passeios em família. Nossa coluna da semana vem lembrar que na programação, além de shoppings e centros comerciais é muito importante os passeios ao ar livre. Guarujá, abençoada por sua beleza natural tem ótimas opções de lazer junto à natureza.

— Leia também: Introdução ao Chat GPT: O Poder da Inteligência Artificial

Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, é fácil se afastar do poder restaurador da natureza. Estudos científicos recentes confirmam o que muitos de nós já sabíamos: o contato com a natureza traz benefícios significativos para a saúde, tanto física quanto mental.

Esta relação é tão importante, que em 2005, no livro “Last Child in the Woods (LCW)”, o jornalista americano Richard Louv criou o termo ‘Transtorno do Déficit de Natureza’ (TDN), para se referir a problemas de saúde física, mental e emocional decorrentes da falta de contato com a natureza.

Estamos mergulhados na conexão digital em notebooks, celulares e telas em geral, e o tempo gasto ao ar livre é cada vez mais escasso.

Pesquisas demonstram que a relação com a natureza pode ser extremamente benéfica, a exemplo da realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, que mostra como a Floresta da Tijuca, protegida pelo Parque Nacional da Tijuca, ajuda a limpar a atmosfera de hidrocarbonetos, poluentes nocivos para a saúde humana.

Benefícios da natureza para a saúde física e mental

Além dos benefícios citados por Napolitano, o contato com a natureza ainda proporciona para a saúde física:
– Melhora no sistema imunológico: A exposição regular à natureza tem sido associada a um aumento na atividade das células do sistema imunológico, fortalecendo nossa capacidade de combater doenças.

– Redução do estresse: A natureza proporciona um ambiente tranquilo e sereno, ajudando a reduzir os níveis de estresse e promovendo um equilíbrio hormonal mais saudável.

– Aumento da atividade física: Ambientes naturais encorajam a prática de exercícios físicos, como caminhadas, trilhas e atividades ao ar livre, contribuindo para a melhoria da aptidão física e a redução dos riscos de doenças crônicas.
Além dos benefícios físicos, a conexão com a natureza também traz vantagens para a saúde mental:

– Redução da ansiedade e depressão: Estudos mostram que a exposição à natureza diminui os sintomas de ansiedade e depressão, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade.

– Aumento da criatividade: A natureza estimula nossa criatividade e pensamento inovador, melhorando nossa capacidade de resolver problemas e gerar ideias.

– Aumento da felicidade e bem-estar: Passar tempo em ambientes naturais está associado a um aumento dos níveis de satisfação e felicidade, melhorando a qualidade de vida em geral.

Contato com a Natureza é revigorante para diversas doenças

Incorporar atividades ao ar livre e momentos de conexão com a natureza em nossa rotina diária é algo tão importante, que pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry (Revista Mundial de Psiquiatria Biológica) mostrou que isto altera até a nossa estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, região envolvida no planejamento, na regulação das ações e no desempenho cognitivo.

Por isso é fundamental incluir caminhadas em contato com a natureza, meditação ao ar livre ou simplesmente passar tempo em um ambiente natural relaxante. Luciana Nogueira, Fisioterapeuta, Montanhista e Voluntária Ambiental, reconhece e busca inserir estes benefícios no tratamento de seus pacientes.

“Formei-me fisioterapeuta, me especializei em Fisioterapia Desportiva e Reabilitação Biomecânica e percebi que as áreas naturais podem ir além de lazer e voluntariado: eu poderia estar nelas para otimizar a reabilitação das pessoas, facilitar a recuperação de lesões e condições limitantes. E, com isso, fazer as pessoas descobrirem potenciais que desconheciam”, explica.

Luciana leva seus pacientes, atletas ou não, para se exercitarem nos ambientes naturais, praticarem atividades físicas, recuperarem autonomia e bem-estar, experimentarem o contato direto com a natureza. “Essa ação já é concluída pela Ciência como revigorante e diferencial na reabilitação de doenças diversas, somente pela interação com o meio ambiente”, afirma.

“É hora de cuidar do nosso lar” é tema da campanha UDNP, em 2023

Todos esses dados reforçam a importância das Unidades de Conservação (UC’s), que permitem o contato direto com ecossistemas preservados, como a ação ‘Um Dia No Parque’ (UDNP), um evento anual que ocorre em todo o país, com o objetivo de incentivar as famílias e comunidades a explorarem parques e reservas.

Este ano, a ação irá ocorrer no próximo dia 23 de julho em várias regiões do Brasil, com agenda para todos os públicos. A data foi escolhida em homenagem à Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que completa 23 anos, no dia 18 de julho.

Com o tema “É hora de cuidar do nosso lar”, a campanha Um Dia No Parque 2023 é uma iniciativa da Coalizão Pró-UCs, um grupo de entidades comprometidas com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância dessas áreas protegidas.

“Estudos mostram que estar perto da natureza tem relação com a melhora de vários índices de saúde e de bem-estar, como a diminuição da pressão arterial, a redução dos hormônios associados ao estresse, a melhora dos batimentos cardíacos, do humor, da função cognitiva, por exemplo. O Um Dia No Parque é uma oportunidade de cuidarmos da nossa saúde de uma forma harmoniosa, divertida, gratuita e eficiente”, explica Mariana Napolitano, gerente de Conservação do WWF-Brasil.

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos, que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia.

No nosso caso, em Guarujá, temos duas Áreas de Proteção Ambiental, além e mais de 20 praias. Incentivados pela campanha convidamos todos para um passeio ao ar livre.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement