Connect with us

Só Para Pensar – Sergio Trombelli

Flashes I

Publicado

em

Sérgio Motti Trombelli

Nosso país é realmente um mosaico de fatos e surpresas. Em forma de flashes vamos a alguns deles.

»» Leia também: Em benefício próprio

Madonna

A cantora e equipe ocupam 90 quartos do Copacabana Palace. O hotel fez um esquema de privacidade para isolar a estrela de curiosos e da imprensa. Tapumes foram colocados em volta a piscina para preservar intimidade da artista. Ela tem 65 anos e é pura energia. Curiosidade: ela não toma sol, lhe faz mal desde pequena. Espera-se para o show cerca de 1,5 milhão de pessoas em Copacabana – o maior púbico da cantora e também do Brasil. Com uma equipe de 200 pessoas, o volume de custos é imenso. O poder público do Rio está pagando tudo isso e espera um lucro de 10 milhões de reais. Será que dá?

Quinquênio

O quinquênio é o adicional por tempo de serviço concedido ao servidor, no percentual de dez por cento sobre o seu vencimento básico, a cada período de cinco anos de efetivo exercício. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, insiste na votação da PEC do Quinquênio (PEC 10/2023, que cria adicional sobre o salário de carreiras jurídicas). Com misso o STF e demais tribunais receberiam o benefício. Que coisa, quem ganha muito quer ainda mais. E nóis, ó!

Briga entre Lula e Alkmin?

Nos bastidores palacianos, comenta-se um possível desentendimento entre Lula e Alckimin. Demorou, afinal, o PT não aceita petista que não é raiz. Com isso os sonhos do ex-governador de São Paulo vão terminar em pesadelo. Há algum tempo vem dando para se notar , afinal ele anda mais apagado do que lâmpada queimada.

E na pérola do Atlântico…

Em nossa querida cidade, as articulações com vistas a tomada da cadeira do maior mandatário da cidade já começaram. Muitos nomes inimagináveis se apresentam como postulantes. É legítimo. Contudo, alguns querem mesmo disputar, outros querem apenas veicular o nome para acordos futuros. Cuidado. É ver como seguem os fatos.

O que o povo deseja dos candidatos?

Para este ano, as pesquisas mostram que os anseios do povo atualmente mudaram de casa. Antes, educação, emprego, saúde era os temas preferidos. Hoje é segurança. Si al dos tempos num Brasil que continua à deriva.

O país segue no compasso de Lira

Já falamos aqui que o presidente da câmara, Dep. Arthur Lira comanda o país, e não dá outra no cotidiano do legislativo nacional. Agora, ele travou a proposta do projeto das fake News um tema que o presidente Lula espera ganhar pontos com a população. Com isso, Lira acena para as eleições deste ano, afinal se as redes sociais são juma arma, disciplinar isso, dificultando seu uso não é do interesse dos mandatos no Brasil inteiro.

E um último flash

Seria cômico se não fosse tétrico. INSS pagou uma fortuna em benefícios a pessoas mortas em 4 anos, aponta CGU. A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que 17.738 pesoas mortas receberam benefícios do Instituo Nacional de Seguro Social, entre janeiro de 2019 e julho de 2023. Os pagamentos somam R$ 193 milhões. Como se vê, a capacidade do governo de Brasília em administrar o país continua sendo precária, afinal quem está vivo demora em receber e quem morreu continua recebendo. E depois de descobrir isso, como fica, o dinheiro será devolvido?

Sérgio Motti Trombelli
é professor universitário e palestrante cristão.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement