Connect with us

Colunas

Hotelaria Solidária ajuda na promoção da segurança junto às autoridades

Publicado

em

Da Reportagem
Tatiana Macedo

Na busca de diminuir as ações de violência e aumentar a sensação de segurança da população fixa e flutuante da Cidade, em outubro de 2021, empresários da Associação dos Proprietários de Hotéis e Pousadas do Guarujá (APROHOT) criaram um programa que tem ajudado efetivamente na prevenção de pequenos crimes onde atuam.

— Leia também: Canabidiol pode beneficiar pacientes e gerar renda bilionária ao Brasil

O programa “Hotelaria Solidária”, desenvolve uma ação que tem como objetivo central o compartilhamento de informações entre os hotéis, pousadas e hostels, guest houses, flats, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), promovendo a segurança e proteção de funcionários, hóspedes, moradores e turistas nas redondezas dos estabelecimentos.

“Já no primeiro momento a ideia teve aceitação imediata dos comandantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana do Guarujá”, contou o presidente da Aprohot, José de Avila.

Segundo ele, a ação deu origem a um canal de comunicação via Whatsapp com todos incluídos, desde os hoteleiros associados até os comandantes e seus assessores diretos.

“Em caso de emergência, após uma ligação para os números 190 ou 153, é possível passar mais detalhes de um acontecimento fora do normal, por exemplo, a chegada de um hóspede suspeito, a fim de atenderem o chamado o mais rapidamente possível”, explicou.

Desde o início do programa, os policiais passaram a visitar todas as unidades da associação e estreitaram o relacionamento com proprietários e gerentes, conhecendo suas demandas e preocupações em relação às proximidades dos locais.

“São realizados encontros entre os hoteleiros e há capacitação e orientação de funcionários pelos policiais, com técnicas de identificação das mais diversas e prováveis situações de perigo, para que possam ser imediatamente identificadas e coibidas”, relata a vice presidente da Aprohot, Silvia Bernardes.

“Outras ações, como o envio imediato de imagens das câmeras da rede hoteleira às autoridades também ajudam na celeridade da resolução dos casos”, pontua Silvia. Um panfleto impresso com dicas de segurança, elaborado com a colaboração das autoridades de segurança, são entregues aos hóspedes no momento do check-in para que possam desfrutar de férias mais seguras.

“Estamos aqui para servir à comunidade. A GCM apoia 100% o programa Hotelaria Solidária, afirma o comandante da Guarda Civil Metropolitana de Guarujá, Luiz Carlos Mariano.

“Estamos muito satisfeitos com essa conexão. É uma ação pequena, mas que tem ajudado muito a melhorar a sensação de segurança entre nossos associados”, garante Avila. “Já colhemos frutos dessa relação estreita com as autoridades e queremos expandir no que pudermos”, afirma.

COMTUR E FUMTUR já estão sob nova direção em Guarujá

Após a eleição de José Carlos Pollak (gerente geral do Sofitel Guarujá Jequitimar), como presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na semana passada, a comissão seguiu o rito da entidade com a votação para vice presidente. Fábio Santos, Secretário Municipal de Turismo passa a ocupar a segunda cadeira mais importante do conselho.

A eleição aconteceu no Casa Grande Hotel, na última quarta-feira (11), quando houve também a decisão para os integrantes da diretoria do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). Todos os eleitos ocuparão as cadeiras no exercício de 2022 a 2024.

O FUMTUR é ocupado por conselheiros do COMTUR, vinculados à administração municipal e conselheiros que fazem parte da iniciativa privada.

Mas o que são COMTUR e FUMTUR?

O COMTUR é um órgão consultivo, propositivo e fiscalizador, criado em 2015, destinado a orientar, incentivar e promover o turismo no Município de Guarujá. Ele tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável da atividade local e a promoção de Guarujá, como destino turístico em níveis regional, estadual, nacional e internacional.

Esse fomento se faz através do apoio à realização de eventos culturais, esportivos, promocionais e/ou técnico-científicos, notavelmente turísticos que incrementem a oferta de atrações locais e fortaleçam as atividades no Município.

Por sua vez, o FUMTUR é o órgão da entidade, de natureza contábil, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, que tem como o objetivo captar recursos a serem aplicados na implementação de políticas públicas de turismo, bem como o desenvolvimento e promoção do destino no Brasil e exterior.

Em Guarujá, as receitas do COMTUR, até o momento, derivam dos casamentos realizados nas praias; de 50% dos valores arrecadados com a entrada de ônibus e vans no Município; e da cobrança da taxa de uso de solo por projetos validados pelo COMTUR.

Segundo Fábio Santos, outras ações estão em fase de aprovação para o aumento da arrecadação da entidade. “Nossa intenção é aumentar a arrecadação do FUMTUR, sem ônus para o munícipe, para seja revertida no amparo aos projetos de fomento das ações propostas ao COMTUR”, pontua.

Saiba como ficou a diretoria do FUMTUR
  • Fábio Santos/ suplente: Camila Buck (Secr. Municipal de Turismo)
  • Thiago Toscanelli Ferreira/ suplente: Orivaldo Rampazo (Secr. Coord. Governamental)
  • Lourival De Pieri/ suplente: Sandra Chiamulera (Guarujá Convention & Visitors Bureau)
  • Rogério Sachs/ suplente: Carmem Gomes (Assoc. Comercial e Empr. de Guarujá – ACEG)
  • Silvia Bernardes/ Sidney Bibiano (Aprohot/ Comunidades Tradicionais Caiçaras)

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement