Connect with us

Guarujá em Foco

Número de MEIs formalizados em Guarujá registra crescimento de 161%

Publicado

em

Município saltou de 13 mil no início de 2017, para um total de 34.068 registrados até o momento

Ao longo dos últimos sete anos, Guarujá alcançou um crescimento bastante expressivo no número de microempreendedores individuais (MEIs) formalizados na Cidade. Levantamento feito pela Prefeitura mostra um aumento de 161% neste quesito, já que no início de 2017, a Cidade tinha 13 mil MEIs saltando para os atuais 34.068, registrados até o momento.

»» Leia também: População pode encaminhar sugestões para criação da terceira APA de Guarujá

Nos últimos seis meses, por exemplo, mais 909 novos MEIs foram criados. Em outubro do ano passado, Guarujá contabilizava um volume total de 33.159. Por ano, a média é de quase quatro mil MEIs formalizados na Cidade.

O diretor de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedep), Diego Abreu, conta que a evolução do Município ocorre, principalmente, pela rede de apoio criada na Cidade, alcançando mais de 15 mil pessoas.

“Hoje, essa estrutura é composta por uma atuação conjunta entre Sala do Empreendedor, Sebrae Aqui e Banco do Povo Paulista, atrelado à criação e a manutenção de políticas públicas empreendedoras, que desde 2017, resultaram em melhorias substanciais no ambiente de negócios do Município”, explica o diretor.

Dentre as ações, ele destaca os cerca de 80 cursos e workshops ofertados nos últimos anos, envolvendo um público médio, de duas mil pessoas. Além disso,

outra ação importante foi a desburocratização de procedimentos, melhoria na estrutura de atendimento, disponibilidade e facilidade de acesso aos serviços ligados ao empreendedorismo, como formalização, abertura de empresas e acesso a crédito, por exemplo.

Área da beleza lidera ranking na Cidade

Em Guarujá, o segmento que lidera o total de MEIs formalizados é o da beleza, que somam 2.845 registrados, entre, principalmente, serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure. Na seqüência está comércio e vestuário, com 2.541 MEIs e, em terceiro, 1.552, com relação a obras de alvenaria.

Em seguida vêm os ramos de: fornecimento de alimentos (1.208), de lanchonete (1.102), serviços domésticos (913), promoção de vendas (818), manutenção de embarcações (777), comércio de bebidas (729) e restaurantes (699). De maneira geral, dos mais de 34 mil MEIs, 38% são prestadores de serviços, 33% comércio fixo, e os outros 11%, estão na internet.

Serviço

Mais informações ou dúvidas sobre como formalizar um MEI, podem ser obtidas através do WhatsApp: (13) 3040 7432, ou pessoalmente na sede da Secretaria, Avenida Leomil, 630, no Centro.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement