Connect with us
Arvoredos

Colunas

Chega o verão e a preocupação aumenta frente o espelho

Publicado

em

Dezembro chegando, verão chegando! Hora em que as pessoas lembram das esperadas férias e começam a se preocupar mais com os seus corpos – mas isso não é uma regra!

Vale lembrar que o melhor é cuidar da saúde o ano todo. Além disso, o importante é se sentir feliz com a imagem refletida no espelho.

Para quem deseja dar uma turbinada no shape, porém, trago nesta semana um pouco do conhecimento de especialistas para alcançar os resultados do sonhado projeto verão.

Para começar, consenso entre médicos, nutricionistas e educadores físicos, é que a junção de três pilares é fundamental para efeitos positivos: atividade física, boa alimentação e uma boa qualidade de sono. Agora, vamos às dicas!

Comer bem já traz muitos benefícios

Alimentos saudaveis

Proteínas podem ser consumidas e vários tipos de alimentos. Reprodução/Internet

O cardápio é fundamental para entrar nas medidas desejadas. A nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), destaca alguns alimentos que são essenciais nesse processo: os ricos em proteínas.

 — Leia também: Está na hora de lembrar: homem, chegou a sua vez!

“Estudos mostram que para um ganho focado em hipertrofia (aumento dos músculos corporais) devemos ingerir 1,5 g a 2 g de proteína por quilo de peso corporal. Ou seja, quem tem 80 kg deve ingerir entre 120g e 160g de proteína na dieta diária”, explica. Para ajudar nas contagens, ela indica a consulta com um nutricionista.

O uso de aplicativos pode ajudar no início, mas para elaborar um cardápio variado e que não enjoa, consumindo sempre os mesmos alimentos, a consulta com um nutricionista é ideal.

Procure atividades físicas que te dê prazer

projeto verão

Trabalhar o corpo todo traz benefícios físicos e mentais. Foto: Tatiana Macedo

A educadora física Clarissa Margon Tortella Bueno, 36 anos, que atua na área há 16 anos, e há cinco é responsável pela academia no Vila Souza Atlético Clube, em Guarujá, explica que a atividade física, bem direcionada, traz benefícios físicos e psicológicos. “A endorfina, liberada durante a atividade, traz uma sensação de bem-estar”, explica Clarissa.

Para quem vai começar a “operação verão”, a educadora lembra que você deve respeitar os seus limites. “Comece com atividades que te dê prazer em fazer. Tenha disciplina e coloque a atividade física como parte da sua rotina”, recomenta a educadora.

“E não intensifique o seu treino. O seu corpo vai te dando esse retorno com a prática: vai sentir o cansaço ou vai pedir mais”. Para começar, 30 minutos de caminhada já uma boa partida, garante a profissional.

“Na hora que a caminhada plana já estiver adaptada, vale subir morros, escadas e buscar uma academia, para trabalhar o corpo inteiro: membros inferiores e superiores”, aconselha Clarissa.

Descanço reparador é fundamental

entre sons e tons

Dormir é fundamental para revigorar as energias e o metabolismo

Quando seu treinador diz que descansar faz o músculo crescer, é verdade! É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.

Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é, então, hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções. Este número pode variar de acordo com a idade de cada indivíduo e as necessidades de desenvolvimento de seu corpo.

Dormir pouco pode não só atrapalhar seus planos para o verão, mas atrapalhar a sua saúde em todas as estações do ano. A falta de um sono reparador por causar obesidade, diabetes – a privação do sono está relacionada com a falta de controle do açúcar no sangue pela insulina.

Também hipertensão e outras doenças cardiovasculares, pois pode aumentar os riscos de calcificação da artéria coronária, alterações imunológicas, resfriados constantes ou até mesmo transtornos mentais. Portanto, deite a sua cabeça no travesseiro e relaxe.

Procure ajuda de profissionais

Na rede de saúde municipal você pode buscar ajuda nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), onde os grupos de atividades físicas e nutrição começam a voltar às atividades, agora que as pessoas já estão vacinadas e a rotina já está voltando ao normal, ainda em meio à Pandemia do Novo Coronavírus.

Buscar profissionais habilitados para a orientação particular são bem-vindos também. Quem quiser entrar em contato com a educadora física Clarisse Bueno (CREF 073641), pode conversar com ela através do celular (13) 9-9777-2307.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement