Connect with us

Guarujá em Foco

Em Guarujá, mais de 30 mil pessoas precisam atualizar doses de reforço contra a Covid-19

Publicado

em

Por conta da nova cepa da Ômicron, a BQ.1, em alguns estados do País, a Prefeitura recomenda à população que mantenha em dia, a imunização de reforço junto a um dos 20 postos de saúde disponíveis na Cidade

Devido ao surgimento da nova variante do coronavírus no País, a BQ.1, a Prefeitura de Guarujá pede que a população atualize sua situação vacinal de reforço, com relação à Covid-19, já que a cepa está associada à falta de proteção completa.

Em Guarujá, 30.078 pessoas ainda precisam tomar doses complementares do imunizante, como a 3ª e 4ª, respectivamente. A BQ.1 tem uma taxa de letalidade baixa, porém, com alto índice de contaminação. E especialistas alertam que, não estar com as doses em dia pode refletir na letalidade e internação motivadas pela doença.

— Leia também: Seleção feminina conquista título mundial inédito no vôlei sentado

Diante disso, a Prefeitura orienta àqueles com doses em atraso, que busquem um dos postos disponíveis na rede municipal de saúde (ver lista abaixo). Além disso, a Secretaria de Saúde (Sesau) recomenda ainda que, no caso de idosos e pessoas mais suscetíveis à doença – a exemplo de imunossuprimidos – estes façam a utilização da máscara de proteção facial, principalmente em ambientes fechados e no transporte público.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Guarujá, Marco Antonio Chagas da Conceição, explica que a Prefeitura segue atenta e, por precaução, monitora os casos da nova variante pelo Brasil. “Não é motivo para alarde, mas por ser uma cidade turística, Guarujá, poderá ocasionalmente, ter contato com a BQ.1”.

Por outro lado, há registros da circulação da nova cepa da Ômicron no Estado de São Paulo, com confirmação de casos e de um óbito. Até o momento, Guarujá não possui confirmação desta variante. Mesmo assim, a Prefeitura vem se reunindo, periodicamente, com seus técnicos e estudando possíveis novas medidas de prevenção e de enfrentamento à nova variante.

Caso seja necessário, ações serão implementadas para a proteção da população em geral. Para que tais ações não impactem a rotina dos munícipes, é importante respeitar normas de distanciamento, higiene pessoal e proteção individual, já exaustivamente discutidas previamente.

Vacinados – Guarujá precisa imunizar mais de 300 mil pessoas contra a Covid-19, entre adultos, adolescentes (12 a 17 anos) e crianças (3 de a 11 anos). Até agora, mais de 790 mil doses da vacina já foram aplicadas no Município, dentro do público-alvo. Diante disso, a cobertura vacinal registrada na Cidade no momento está da seguinte forma:

1ª dose: 100% (adultos); 138% (adolescentes) e 64% (crianças)
2ª dose – 95% (adultos); 97% (adolescentes) e 42% (crianças);
3ª dose – 73% (adultos); 29% (adolescentes)
4ª dose – 19% (adultos); 0,03% (adolescentes)
5ª dose – 0,08% (adultos)

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement