Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá obtém autorização federal para licitar obras do terminal de passageiros

Publicado

em

Anúncio foi feito ontem (22) pela chefe de Gabinete do Ministério de Portos e Aeroportos, Gabriela Coelho da Costa Scarduelli, durante o Fórum Santos Export, realizado em Santos

Grande gerador de empregos e oportunidades, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá está cada vez mais próximo de iniciar suas operações. Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Guarujá obteve autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), que libera o Município a iniciar o processo licitatório para as obras de construção do terminal de passageiros do aeródromo, localizado na Base Aérea, em Vicente de Carvalho.

»» Leia também: TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens do prefeito Válter Suman

O anúncio foi feito pela Chefe de Gabinete do Ministério de Portos e Aeroportos, Gabriela Coelho da Costa Scarduelli. Ela entregou, pessoalmente, o documento de concessão das obras do Terminal, à secretária de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Guarujá, Polliana Iamonti. O encontro ocorreu durante o evento Santos Export 2024 – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado em Santos.

A partir disso, o Município passa a trabalhar para sanear as condicionantes apontadas pelo MPor e iniciar a licitação. A titular da Secretaria Municipal de Planejamento estima que esse processo deve levar cerca de 30 dias, até a publicação do edital.

“Estamos muito felizes e também, na torcida, para que as obras aconteçam o mais breve possível. O Aeroporto é muito importante não só para o Guarujá, mas para todo o País. Por isso, o nosso Ministro fez questão de que trouxéssemos para vocês essa autorização da SAC”, afirmou Gabriela, que representou o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no evento.

O terminal

O projeto prevê um terminal com cerca de 300 metros quadrados, e contará ainda com acesso e estacionamento de veículos. O preço global de referência das obras é de aproximadamente R$ 3,5 milhões, com prazo de execução de cinco meses. A partir da implantação do terminal, o aeroporto poderá receber pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).

A primeira etapa das obras, já iniciadas há mais de um mês, contempla reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. Estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna.

Nesta etapa, o investimento é de R$ 19 milhões, do Governo Federal. O projeto global do Aeroporto contempla um total de quatro fases. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA, homologada vencedora de dezembro de 2023.

Com a concessão para a execução do terminal, Guarujá avança nova etapa para que o tão sonhado Aeroporto Civil Metropolitano se torne uma realidade. Polliana Iamonti agradeceu a forte parceria com o Ministério. “Receber essa notícia muito nos lisonjeia. Esse documento vai agora instruir a Prefeitura no processo de licitação, e tão logo, essa parte burocrática seja ultrapassada, daremos início à obra do terminal de passageiros”, declarou.

Ministro

Em março deste ano, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho esteve em Guarujá para realizar visita técnica nas obras da primeira fase do Aeroporto. No mês anterior, em fevereiro, a Prefeitura assinou a ordem de serviço para esta fase inicial das obras.

Prefeitura e Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) projetam voos diários para diversas localidades que serão definidas na oportunidade dos estudos. Algumas empresas interessadas já conversam com a Administração Municipal e estão trabalhando com a previsão de voos.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement