Connect with us

Destaque

UPA Enseada funciona de forma precária enquanto aguarda reformas

Publicado

em

A Unidade de Pronto Atendimento Paulo Piasenti, UPA da Enseada, acumula problemas estruturais graves e, devido a demanda crescente dos últimos meses, funciona precariamente enquanto aguarda solução da Saúde.

Karina Mingarelli
Da Reportagem

O pronto socorro médico oferecido pelas Unidades de Pronto Atendimento – UPA, da cidade salva vidas diariamente em Guarujá. As unidades da Rodoviária (PAM), de Vicente de Carvalho e da Enseada são referência nos atendimentos de urgência e emergência. Isso apesar de quase sempre estarem lotadas e operando na capacidade máxima de atendimento.

»» Leia também: Combate à dengue terá nebulização nos bairros a partir de terça-feira (6)

Além destes problemas, a Unidade de Pronto Atendimento Paulo Piasenti, da Enseada, acumula também problemas estruturais graves e, motivado pela demanda crescente dos últimos meses, funciona precariamente enquanto aguarda solução da Saúde.

UPA Enseada, entregue em 2011, apresenta muitos problemas dentro e fora da unidade. Foto: PMG

A prefeitura de Guarujá tem ciência da situação e trabalha para viabilizar a reforma e outro local para atendimento temporário da demanda.

A reportagem esteve na unidade a pedido de pacientes que ficaram indignados com o aspecto do equipamento médico. Lá pudemos observar que no interior da unidade, quase todos os corredores têm remendos no piso. O que não contribui para dar maior segurança, visto que todo o chão afunda e balança com o peso das pessoas que andam por lá.

Banheiro está interditado devido a um buraco em frente a porta.

Na área de emergência, os remendos no chão são grandes e estão em lugares de tráfego intenso da equipe médica. Eles também estão cedendo e falta pouco para um acidente. Um banheiro está interditado porque há uma cratera em frente. Outra sala também está inutilizada por problemas no chão.

Corredor na UPA Enseada

No depósito, a higienização dos produtos de limpeza, como panos e ‘mops’ é impossível, pois, além da falta de manutenção no mobiliário, ainda há uma parede enferrujada na área do tanque, oferecendo ainda mais riscos aos servidores da limpeza.

De acordo com a prefeitura de Guarujá, nos três primeiros finais de semana de janeiro deste ano, a UPA Enseada registrou o segundo maior volume de atendimentos das Upas da Cidade, um total de 4.641. No total foram registrados 17.853 atendimentos nas UPAS e PSs.

Em média, fora da temporada, esses equipamentos fazem cerca de 700 atendimentos diariamente. Já na temporada de verão, sem o reforço das cinco unidades de atenção básica em plantão especial, esse número nas UPAS chegaria a mil atendimentos diários, em cada uma, aproximadamente.

Reforma

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que está preparando o processo licitatório para reforma da unidade de saúde, inaugurada em 2011, e identificando espaços alternativos para atender a população, temporariamente, no período de revitalização da UPA. Mas não informa quando irá ocorrer.

A nota segue informando que para minimizar o tempo de espera para atendimento aos finais de semana, a Prefeitura tem feito desde a virada do ano, a abertura da Unidade de Saúde da Família (Usafa) da Cidade Atlântica, que fica ao lado da UPA, para plantões médicos de atendimento à população.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement