Connect with us

Colunas

Cia. Teatral ‘Quem sabe faz a hora’ faz 23 anos de história

Publicado

em

Além de promover a sociabilidade, ajudar a vencer a timidez e propiciar a melhora da comunicação verbal e corporal, o teatro auxilia no aumento da autoestima, o que vai acontecendo à medida que a pessoa se conhece e aprende a se expressar. E essas são competências socioemocionais importantes para a vida pessoal e profissional das pessoas. Na escola, para crianças, a teatro pode acrescentar muito no desenvolvimento individual.

E foi assim que começou a rica trajetória da Cia. Teatral ‘Quem sabe faz a hora’, em Guarujá, que completa 23 anos de história, levando alegria e entretenimento para a população da Cidade.

 

Leia também: Como não ser enganado por políticos? Será possível?

As atrizes, roteiristas e proprietárias da companhia, Fátima e Thalita Góes, mãe e filha, respectivamente, contam sobre a evolução dos trabalhos nesses últimos 23 anos, expondo suas gratificações e conquistas. “São mais de 60 espetáculos montados, prêmios conquistados entre infantis, comédias, dramas e clássicos”, relatam as duas, orgulhosas de sua história profissional.

“Tudo começou em 1999, quando convidei a minha mãe, que já tinha 25 anos de experiência da área, para desenvolver o projeto com a minha turma da escola, na sala de aula. Na época, eu estudava na Escola Domingos de Moraes e fizemos o projeto ‘Brasil: Um Paciente Em Estado Grave”, conta Thalita.

“Fez tanto sucesso entre os alunos, que o professor João de Oliveira (já falecido) convidou minha mãe, que também já havia sido aluna do colégio, para criar uma oficina temporária de teatro voltada aos alunos da unidade. Nasceu o Grupo Teatral Domingos de Moraes”, explicou.

Mas, não foi temporária. O grupo de teatro continuou por mais tempo que o previsto e começou a receber jovens de fora da unidade”, contou. Logo em seguida, criaram o espetáculo ‘Maldita Parentela’, que viajou mais de 10 cidades, ganhou prêmios, e teve grande repercussão na mídia local.

Em 2005, a companhia se profissionalizou e passou a se chamar Cia. Teatral ‘Quem sabe faz a hora’, com uma parceria firmada com o Campus Guarujá da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). A parceria seguiu até 2009, com diversos espetáculos, para diversos públicos.

A companhia realizou o primeiro Alto de Natal na Praça das Bandeiras, em 2007, quando reuniu um público com cerca de 1500 pessoas.

“Em 2011, o Teatro Municipal Procópio Ferreira estava fechado para reforma e a companhia já havia se tornado uma empresa formal, administrada por Fátima e Thalita.  “Começamos a elaborar o espetáculo Romeu e Julieta, a comédia mais arretada do Sertão para ser apresentado na rua. Foi um sucesso”, comenta Thalita.

A Cia. Teatral ‘Quem sabe faz a hora’ já fez montagens teatrais de autores renomados, como Ariano Suassuna, Leilah Assunção, Plínio Marcos, Maria Clara Machado, Monteiro Lobato, entre outros. “Hoje trabalhamos com textos próprios e resgate da cultura popular”, pontua.

Espetáculo “Valei-me meu São…” marca comemoração

Nesta semana, para marcar a comemoração do aniversário de 23 anos da companhia, o Teatro Procópio Ferreira apresenta mais uma estreia da Cia. Teatral ‘Quem sabe faz a hora’, o espetáculo de comédia “Valei-me meu São…”.

“O espetáculo conta com muita música, cordel, cor e arquétipos fantásticos e muito populares. A grande novidade é que o público terá o seu momento, com microfone aberto e luz para realizarem os seus pedidos. Vai ser muito divertido”, contam Fátima e Thalita Góes, fazendo o convite para o público comparecer ao teatro.

“A peça conta sobre uma anjinha, a Angelina, muito atrapalhada, que foi assistente pessoal de São Pedro e até anjo da guarda da Terra. Agora ela trabalha no Central de Atendimento ao Devoto, o Cade. Ela vem para a terra para uma festinha de São João, em Caruaru, quando vai ter muita coisa boa acontecendo”, adianta Thalita.

“O espetáculo é uma referência aos santos, cheio de cordel, religiosidade e traz a cultura do povo Nordestino”, comenta.

Serviços

Dias: 28 e 29 de maio (Sábado e Domingo)

Horário: 19 horas

Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira – Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba – Guarujá

Ingresso: R$40,00 (Inteira) – R$20,00 (Meia) –

ATENÇÃO: Comprando o ingresso antecipado até sexta-feira (27) o ingresso será pago meia entrada – compre através do WhatsApp: (13)99105-0610.

Os ingressos estarão à venda na bilheteria do Teatro, nos dias 28 e 29, a partir das 16h.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement