Connect with us

Colunas

Coluna Opinião e Micros

Publicado

em

Opinião – edição 5580

Quando se trata de segurança pública, mais é sempre necessário

Imagina o esforço e o investimento público empregado para desenvolver um projeto de monitoramento para melhoria da segurança pública. Uma operação que exige profissionalismo e competência e que assim que foi implantada em Guarujá foi reconhecida como uma das principais ações do governo Suman na cidade.

Não é fácil conquistar fundos para o investimento, montar uma central de monitoramento com os equipamentos e toda tecnologia necessária ao mesmo tempo em que capacita agentes para dar a melhor resposta na interpretação dos dados e nas ações de enfrentamento quando essas ocorrem. Mas Guarujá superou todos os obstáculos e montou uma estrutura que não fica devendo nada em termos de investimento na segurança pública.

Por essa razão, não é admissível que em pouco mais de um ano, esse trabalho seja afetado por ‘questões burocráticas’. A falta de manutenção desses equipamentos significa perda de dinheiro público.

Sugere que a política andou de costas para a população ao não prever problemas na contratação e os prejuízos à sensação de segurança que esses equipamentos trazem para o comércio e população em geral. Ainda que a cidade mantenha esforços na segurança ‘em solo’, com patrulhamento de vias e operações estratégicas, é um retrocesso de gestão.

O apagão no monitoramento por câmeras em Guarujá, por tempo indeterminado, é um rombo na muralha da segurança que estava prevista para se concretizar com a entrega das câmeras na região do Acapulco. E não se sabe o por quê.

++++++++++++++++++++++++++++

Micros

Interditado
A Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Guarujá (STTP) vai interditar pequenos trechos ao longo da Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho, a partir desta sexta-feira (10).

Alternativas
A alteração do tráfego é necessária para a realização dos serviços de recapeamento da via, que integra obras de reparos, que vem sendo realizadas pela Sabesp, desde a semana passada, no trecho entre as ruas Guilherme Guinle e Dona Joana de Menezes Faro. O local será devidamente sinalizado com rotas alternativas.

Comissão
A Câmara de Guarujá tem uma comissão de Segurança. As comissões foram formadas na primeira sessão deste ano para o biênio 2023-2024 e estamos na torcida para que a questão do monitoramento das vias de Guarujá seja pautada em breve. Quem sabe à Comissão a Sedecon forneça as informações que não foram respondidas à nossa reportagem?

Delegacia da Mulher
Nesse Mês da Mulher, uma reivindicação justa e necessária foi feita pela vereadora Sirana Bosonkian à Secretaria Estadual de Segurança: a designação de equipe totalmente feminina para atuar nas Delegacias da Mulher. “Infelizmente, não há profissionais femininas suficientes no quadro de funcionários que atenda a demanda das delegacias, mas tenho fé que as mulheres poderão reverter esse quadro em breve, porque elas podem”, disse Sirana.

Efetivo
Com objetivo de oferecer um atendimento efetivo e de qualidade, a Prefeitura de Guarujá entregou na última quarta-feira (8), 15 novas viaturas para atendimento social, serviços públicos e administrativos das secretarias municipais.

Realizador
Foram contempladas as secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Educação, Finanças e Operações Urbanas. O prefeito de Guarujá, Válter Suman destacou os investimentos realizados e a importância de ser um governo realizador.

Servidores
“É uma alegria poder entregar essas viaturas, que é fruto da união de esforços e do comprometimento em oferecer um atendimento de excelência à população, bem como melhores condições de trabalho para nossos servidores”, afirmou o chefe do Executivo.

Reforço
A Seduc incrementará a sua frota com oito novos carros. É que a pasta adquiriu dois carros modelos Onix; duas Spin; uma S-10 cabine dupla; uma van para 15 lugares; um furgão, mais um caminhão baú. Os veículos serão utilizados nas visitas às unidades, no transporte de materiais, em vistorias, outras atividades relacionadas ao almoxarifado e demais ações da Secretaria.

Reforço II
Já três Onix da Chevrolet serão destinados à Sefin para atender os setores de IPTU, ISS e Fiscalização do Comércio. E a Sedeas vai contar com dois novos veículos. Os carros são do modelo Chevrolet Ônix e vão auxiliar o trabalho da abordagem social de adultos, crianças e adolescentes. Já para a Seurb serão uma retroescavadeira e uma pá-carregadeira.

APAE
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarujá – Apae (Avenida Josefa Hermínia Caldas, 516 – Jardim Progresso/Vicente de Carvalho) realiza no próximo sábado, dia 18, a partir das 14 horas, o evento beneficente ‘Tardezinha’.

Beneficente
Será uma tarde com samba e pagode em prol das atividades da entidade. Os convites custam R$ 30,00 (individual) e R$ 50,00 (casal) e estão à venda pelos telefones: 13 – 3308-4040; 99673-2042 ou 98165-1174. A Apae oferece, diariamente, atendimento na área de Educação, Assistência e Saúde para pessoas com deficiência e seus familiares. As ações visam à autonomia, inclusão e uma melhor qualidade de vida para seus assistidos.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement