Connect with us

Guarujá em Foco

Sindicalista servidor critica expansão das terceirizações

Publicado

em

O crescimento das terceirizações nos serviços púbicos municipais, estaduais e federais, principalmente na saúde, educação e segurança, precisa ser combatido.
O alerta é do professor de história e presidente do sindicato dos servidores municipais (Sindserv) de Guarujá, Zoel Siqueira, crítico da entrega dos serviços à inciativa privada.

Ele falou sobre o assunto no programa ‘Hora geral’ da TV Santa Cecília de Santos, apresentado por Douglas Gonçalves, no feriado de segunda-feira (1º), dia do trabalhador.

— Leia também: Sefaz-SP cassa Inscrição estadual de cerca de 5 mil contribuintes

Professor em escolas particulares e públicas há mais de 30 anos, desde 1989, Zoel ponderou que as terceirizações prejudicam a técnica em benefício dos lucros e “abre as portas da corrupção”.

Segundo ele, as terceirizações foram impulsionadas pela reforma trabalhista do presidente Michel Temer (MDB), em 2017. O sindicalista defendeu que a reforma seja revista pelo atual governo.

“Foi o caos para os trabalhadores, inclusive para o funcionalismo e consequentemente para a população por causas das terceirizações e perda de qualidade dos serviços públicos”.

Possível candidatura

Antes de 2017, explicou, as terceirizações eram restritas. “Mas, após da reforma, toda a área de saúde, educação e outros serviços do estado ficaram passíveis de entrega à iniciativa privada”.

Ao responder perguntas da audiência, Zoel admitiu a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2024: “Estou me preparando para isso”, disse ele, que já foi secretário municipal de educação e administração.

Vice-presidente municipal do PDT, partido do ministro da previdência social, Carlos Lupi, com quem tem ótimo relacionamento, o sindicalista já tem equipe que o assessora.

Formação humanista

O dirigente lembrou ao apresentador que, em 2004, foi consultado pelo então prefeito Maurici Mariano (MDB), de quem era secretário de educação, sobre a ideia de ser candidato ao executivo.

“Confesso que tremi nas pernas, mas aquele não era o momento. Hoje, no entanto, sinto que estou preparado, pelas duas experiências como secretário municipal e pela presidência do sindicato”.

Zoel disse a Douglas que sua formação humanista, tanto familiar quanto educacional, o credencia para o cargo. “Guarujá tem muitos problemas que exigem olhar e atuação socialmente profunda”.

Prefeitos servidores

Durante o programa, ele explicou detalhes da campanha salarial dos servidores municipais, que conseguiram aumento real de 8% acima da inflação nos dois últimos anos.

Lembrou que o atual prefeito, Válter Suman (PSDB), e a anterior, Maria Antonieta (MDB), são servidores, ele médico, ela professora. E que ambos foram generosos com o funcionalismo.

Isso, segundo ele, beneficia também a população usuária dos serviços públicos, de 80% no Guarujá, pois é melhor atendida pela categoria contemplada em reivindicações básicas.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement