Connect with us

Brasil/Mundo

Sudeste teve mais de 160 mil empresas criadas em julho, revela estudo

Publicado

em

Região fica em primeiro lugar em relação ao número de novos negócios

Em julho, 168.993 negócios foram criados no Sudeste do país, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, o índice revelou queda de 8,9%. A região fica em primeiro lugar, seguida pela Sul (61.741) em relação ao número de novas empresas. Em sequência estão a Nordeste (55.940), Centro-Oeste (30.621) e Norte (15.903).

Para o economista, Luiz Rabi, mesmo assim, a quantidade de novos empreendimentos é expressiva. “O empreendedorismo, principalmente durante a pandemia, foi uma ótima ferramenta para criar ou complementar rendas. Agora, aos poucos as pessoas têm conseguido voltar a trabalhar sem ter que abrir o próprio negócio, como mostra a queda nos níveis de desemprego do país. De todo modo, empreender ainda é um objetivo para muitos”.

Por unidade federativa é possível observar que a maior parte dos novos negócios pertencem ao Estado de São Paulo (99.345). Em sequência estão: Minas Gerais (34.790), Rio de Janeiro (27.556), Paraná (23.846) e Rio Grande do Sul (19.988). Veja a seguir o gráfico com a distribuição por UF na íntegra:

Nascimento de Empresas – Cenário Nacional

O segmento de Serviços é a principal escolha dos empreendedores e contempla 231.796 novas empresas dentro do total registrado. O setor do Comércio é responsável pela abertura de 75.484 negócios e o de Indústria 22.362, restando 3.556 empresas na categoria “Demais”. Confira os dados completos e as variações setoriais no gráfico e tabela abaixo:

A análise por natureza jurídica, ainda em julho deste ano, revelou que 253.624 negócios criados foram microempreendedores individuais (MEIs), 62.003 Sociedades Limitadas, 10.494 Empresas Individuais e 7.077 fazem parte da categorização Demais.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!

Metodologia
Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement