Connect with us
Entre sons e tonsArvoredos

Colunas

Supersticiosa, eu? Imagina! Mas, cadê as minhas 12 uvas…

Publicado

em

Entre sons e tons

Por pior que tenha sido – e 2021 não foi fácil – todos chegamos ao fim do ano com grandes esperanças de dias melhores.

Desejamos que tudo melhore ou seja diferente! Nessa hora buscamos nas superstições e crendices uma forcinha a mais para que nossos desejos se concretizem.

 — Leia também: Fogos de artíficio: prejuízo para pets, autistas e o bolso

A palavra superstição vem do latim “superstitio” e seu significado não deixa sombras de dúvidas: é uma crença sem base na razão ou conhecimento — muitas vezes atribuindo explicações mágicas ou sustentadas pela sorte.

Ao começar a programação das noites de festas de fim de ano, nossas matriarcas nos fazem lembrar de algumas crenças que não devemos deixar escapar nas festividades especiais. Da minha mãe: “Não compre aves para a ceia de Ano Novo”.

Da minha sogra, a ouvi citar uma frase de seu pai espanhol, que dizia: “Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”.

Na dúvida, melhor seguir a tradição, né? E por que não? Além das dicas da família, busquei de esotéricos dicas para prosperar em 2022.

Coma ave no Natal e suíno no Ano Novo!

O fato de as aves ciscarem para trás tem sido a grande razão de fundamentar a crença de que não traz sorte comer esse alimento na virada do ano. Já o suíno fuça para frente, e isso simboliza o progresso.

Lentilhas e ervilhas trazem sorte!

Pela semelhança com moedas, os grãos de lentilhas entram no cardápio para trazer riqueza no ano que chega. Há quem acredite que comer lentilhas debaixo da mesa aumenta ainda mais essa sorte. Outro grão que dá sorte é a ervilha.

Romã para os Reis magos!

Entre sons e tonsNo dia 24 de dezembro extraia nove sementes de uma romã, e peça ajuda a Baltazar, Belchior e Gaspar, personagens que dispensam apresentações. Guarde três sementes na carteira, engula outras três e jogue as restantes para trás, pedindo sorte.

Doar para ter mais dinheiro! Ao meio-dia de 24 de dezembro coloque nos pés da árvore de Natal quatro moedas do mesmo valor e uma vela branca. Peça que prospere sua conta bancária ao acender a vela. Deixe as moedas no mesmo lugar até o último dia do ano, quando então elas serão transferidas de lugar para serem colocadas num canto qualquer da casa. Lá ficarão até o Dia de Reis (6 de janeiro) e depois, no dia seguinte, doadas a alguém de sua escolha.

Uvas mensageiras!

Entre sons e tonsNa Espanha, as pessoas têm costume de comer 12 uvas à meia-noite do dia 31, uma para cada batida do relógio. O objetivo é comê-las antes do início do novo ano. Alguns acreditam que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. Por exemplo, se a terceira uva é amarga, março pode ser um mês difícil.

No Natal não esqueça o aniversariante!

O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor. Que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade! Boas festas!

Entre sons e tons

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement