Connect with us

Regional

Tempo bom e feriadão refletem positivamente na economia de Guarujá

Publicado

em

Da Reportagem

Ainda que a pandemia do novo coronavírus esteja ativa e a quarentena de isolamento social ainda seja a melhor estratégia de controle da transmissão da doença, a região da Baixada Santista vem sendo destino de turistas de um dia desde o último final de semana de agosto, quando mais de 200 mil veículos desceram a serra com destino às praias da região.

As prefeituras bem que tentaram organizar a estadia a fim de evitar aglomerações, com aumento no efetivo policial nas praias da região e ações pontuais das guardas municipais, mas o grande volume de pessoas nas praias e comércios vistos naquele primeiro fim de semana de sol e calor foi repetido na semana seguinte, durante o feriadão da independência.

Mais de 260 mil veículos desceram para o litoral paulista, lotando as estradas e, principalmente, as praias da Baixada Santista no feriadão. A impressão das pessoas é de que a temporada de verão já havia se iniciado. Nas estradas, a volta para o planalto registrou congestionamentos equivalentes ao réveillon.

Para Guarujá, o volume de turistas foi bastante positivo do ponto de vista econômico. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Turismo, o mês de setembro foi surpreendentemente positivo para a economia do Município.

“A diminuição do número de novos infectados pelo novo coronavírus e a flexibilização para o funcionamento de bares, restaurantes, hotéis e pousadas impulsionaram o recebimento de visitantes no feriado do dia 7. Em agosto, por exemplo, já era possível notar uma melhora no faturamento do mês que, apesar da pandemia, alcançou 80% do valor movimentado no mesmo período do ano anterior”, destaca a secretaria à reportagem.

A movimentação atípica de visitantes na cidade neste mês de setembro, após quatro meses de quarentena e controle de circulação de pessoas no comércio, refletiu também na geração de renda para os trabalhadores.

Especialmente aos trabalhadores do ramo de hotéis, bares e restaurantes, ainda que por meio de contratações temporárias. “Estava em casa desde o começo de abril. No feriado me chamaram para trabalhar e com o movimento positivo nesse mês, o que era para ser temporário vai se estender até a temporada”, comemora Carlos de Sena, garçom há 12 anos.

As vagas retomadas nesse mês tendem a aumentar de acordo com a recuperação econômica dos empregadores, afirma a secretaria de Turismo. “A retomada gradual das atividades turísticas tem proporcionado à rede hoteleira boa parte da ocupação de suas acomodações, dentro do limite de hóspedes permitidos (60%), alcançando assim entre 80 e 90% de sua capacidade máxima aos finais de semana”.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement